quarta-feira, 22 de junho de 2011

1 milhão de sentimentos em 50 dias da Ana Elisa

Olá pessoas queridas, ando sumidissima neh?
Pois é, desde que Ana Elisa chegou têm acontecido um monte de coisas dificeis mas não impossiveis para mim. Desde o inicio tivemos bastante dificuldades no que se diz respeito a amamentação, nos primeiros 10 dias foi a adaptação tanto minha qto dela de alimentar atraves do peito; tive um pouco de fissuras no seio, mas nada que pudesse me impedir de amamentá-la. Mas o que era mais dificil era a preguiça dela em sugar o peito, ela mamava bem o primeiro leite (aquele q mata a sede) que dava dez minutos certinho, já o segundo leite (aquele que engorda) era uma luta só, tinha mamada que ela dormia um sono tão pesado que mesmo deixando ela só de fraldinha ela não acordava; e tinha mamada que ela abocanhava o peito e chorava, eu achava que estava sem leite, mas era só apertar o seio q saía um "esguichinho" de leite.
Depois foi somado a essa luta toda o refluxo dela e o pouco ganho de peso, toda mamada era um dilema, ela mamava e o leite voltava foi mto dificil pra nós duas essa fase. Ao solicitar ajudar ao pediatra ele sujeriu completar a mamada com nestogeno plus; aquilo pra mim foi um baque, fiquei com medo dela largar o peito, mas ao mesmo tempo ela precisava engordar era uma sensação de que eu estava perdendo alguma coisa.
Após ir 5 vezes no pediatra do convenio desisti ao ouvir ele me dizer nessa quinta vez o seguinte:
- mãe é a quinta vez q a senhora vem aqui e não resolveu o problema ainda?

Eu acho q quem tinha q resolver o problema era ele e não eu, afinal de contas ele é o medico...

Decidimos procurar outra pediatra (cheguei a conclusão q se procurar 10 pediatras os 10 vão falar coisas diferentes) e essa é particular. Bom; começamos a tratar pois os vomitos estavam com volumes cada vez pior; ela pediu varios exames que eram, urina completo, hemograma (que dó, meu deus!!!!), ultra-som, raio-x abdomem, raio-x com contraste, e nada conseguia se descobrir e isso me afligia cada vez mais. E nesse meio ficamos testando varios tipos de leite para ver se descobriamos algum que pudesse parar no estomago dela. O que descobrimos nos exames foi uma infecção de urina e já estamos tratando.
A pediatra me pediu para dar o nan soy pois estava suspeitando que ela tivesse alergia a proteina da vaca que contem no leite (não é alergia a lactose que é diferente), pediu para q eu fizesse restrições na minha alimentação já que ela ainda mamava no peito.
Esse ela não aceitou de jeito nenhum e passou até mal, coitadinha. Caso fosse realmente descoberta a alergia a proteina da vaca ela não poderia ficar tomando o leite de soja por mto tempo pq não tem alguns nutrientes q são necessarios ao desenvolvimento do bebê, era apenas somente para descobrir se existia a alergia; o certo era ela tomar um leite que custa uma media de R$ 300,00 a lata de 4oog (imagine só a situação!!!)
E nesse meio de testes e incertezas ela foi perdendo peso e a mãe aqui apavorada. Quem disser que não passa o pior pela cabeça da gente tá mentindo, passa sim; ou melhor é só o que passa.
Mas acima de tudo ela estava super bem, a aparencia estava otima ela está hidratada e saudavel, apenas com a tal infecção que os médicos dizem ser normal em meninas pela proximidade da vagina com o anus e o cocô ficar na fralda; e olha que eu sempre me preocupo em trocar ela logo que percebo q ela faz cocô.
Na sexta passada tivemos uma consulta e ela tinha perdido 15 gr, isso não é bom já que eles têm que engordar de 20 gr por dia no minimo. Isso acabou comigo pois estava dando mama para ela de 1 em 1 hr para ela mamar menos e o leite parar no estomago dela. Em 45 dias ela tinha engordado apenas 485 gr e era para ela ter engordado no minimo 900 gr e tomando 3 tipos de remedio.
No sabado passado, minha vizinha disse que a filha dela que está com 4 meses teve refluxo e deu aptamil a.r e foi o que deu certo, já que é um leite mais grosso. Aí ela me deu um pouco para fazer o teste; foi a salvação da lavoura.... acabou o problema. Ela aceitou de primeira e mama mto bem; na terça tivemos outra consulta e ela ganhou 235 gr em 3 dias inteiros de mamadas com o aptamil a.r, por conta eu suspendi 2 tipos de remedios que ela tomava para segurar o leite no estomago (o q não fazia efeito nenhum) a pediatra acha q ela ainda está tomando e aprovou a mundança para o aptamil. Achei melhor suspender pq o remedio era pra segurar o leite e não estava segurando e o aptamil não esta mais voltando sem remedio. Agora ela só esta tomando o antibiotico para infecção. Ufa!!!! caso resolvido e graças a Deus não foi alergia e nem nada de grave. Hj ela só mama o aptamil e o peito parei de dar pois voltava de qualquer jeito; cansei de ver ela sofrer a cada mamada.
O que começou essa semana foi a danada da colica, mas isso é normal em bebês e a pediatra disse para dar tylenol bebê e luftal/mylicon, tá ajudando nas hrs mais criticas.

Espero conseguir voltar com mais frequencia, nem sei o que anda acontecendo pelo mundo da blogosfera, estou com uma saudade danada do cantinho aqui, de costurar etc... Mas não tem problema o amor é maior ...

4 comentários:

  1. SOL, é assim mesmo, aos poucos tudo vai se encaminhando, viu? Eu não dei de mamar pra nenhum dos dois filhos, não tive quase nada de leite; foi um sofrimento, ia no hospital, no banco de leite, era uma coisa!!! Eu tava endoidando, até que meu ginecologista disse: CHEGA!! Dá mamadeira e pronto!!!
    Os dois estão com 14 e 6 anos; são saudáveis enão tem nehnum trauma por isso. Fique de olho na Elisa e siga sua intuição.

    bjs e bjs pra ela!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sol!
    Também suspendi o peito. Mesmo com medicação, o Davi mamava e chorava de fome...apertava o peito mas tinha leite (parecia ao menos), mas não adiantava. Ele chegava a ficar 40 min no peito. Não dava nem meia hora de intervalo e ele já tava berrando de fome. Comecei a complementar com nan confor. Foi o que deu certo. Quanto ao pediatra,é importante, mas mais ainda é a nossa intuição. Costumo dizer que a gente deve concordar 100% com eles e executar 30% do que falam porque quem está no dia a dia com os filhos somos nós! depois de três filhos, ainda me sinto insegura, mas minha intuição é uma grande aliada. E quanto às cólicas, Davi (meu bebê de 2 meses) usa a mesma medicação, o mylicon. Descobri que se ele tomar 3x ao dia, mesmo que não tenha cólica, dá ótimo resultado, porque daí ele não retém gases e, contrariando pediatras, sempre dou chazinho de funvho pra ele, é ótimo tb.
    Beijos pra vc e pra Ana Elisa!

    ResponderExcluir
  3. Sol querida!
    Aos poucos a coisa vai entrando no ritmo. Na verdade vcs duas estão se conhecendo... Nenhum pediatra do mundo vai ter mais intimidade com a filhota que vc. É claro que eles sabem muito, mas algumas coisas tem que ser na intuição de mãe.
    Amamentei minhas duas filhas por mais de 1 ano e meio cada, mas foi completamente diferente uma da outra. Quando desmamei a segunda, ela começou a perder peso bruscamente. Me senti a pior das mães e fui entrando em desespero. Cada vez dava mais mamadeiras, pois ela não aceitava mais nada... foi uma longa jornada até descobrir a alergia ao leite de vaca (a 19 anos a coisa era mais difícil...), passamos para soja, piorou... Solução: leite de cabra, que não abre mão até hoje. Ainda bem que existe o em pó, que encontro com facilidade. Para cólicas preferimos "funchicória" comprado em qualquer farmácia, fitoterápico do tempo de minha avó. A família todinha sempre usou em nossos bebes (todas as gerações) e sempre foi bater e valer. Dê uma olhadinha na net e verá milhares de experiências bem sucedidas.
    A mais velha tinha problemas também, mamava devolvia tudo... segui o conselho de minha mãe (não de pediatra) que disse ter me tratado com "pantopept"... foi tiro e queda.
    O meu peito rachou. Um desespero durante 30 dias. Bastou a chegada da visita de uma senhorinha que me indicou óleo de copaiba (meu Deus, porque ela demorou tanto pra vir me visitar?...) e meus problemas com a amamentação acabaram em 12 horas.
    Não estou dando receitas, só mostro que todo mundo passa por sufocos e nem sempre são os médicos que resolvem... experiência de alguns também conta. Ainda bem que vc tem vizinha, né?
    Bjks no coração
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sol,
    Saudades de ter notícias de vcs viu.
    Não entendo bem de tudo isso(ainda não tenho filhos), vc sabe, mas entendo que desejo sempre o melhor para vcs duas e que bom que a Aninha está bem melhor e se adaptou com o novo leite. Agora é recuperar o peso perdido.
    Só sei uma coisa, não se sinta culpada por não poder mais amamentar ela no peito, se esse leite é melhor pra ela que continue, o que importa é a saúde dela.

    Bjs

    ResponderExcluir